Está cada vez mais comum viajar de avião no país. Mais de 12 milhões de brasileiros adotaram esse tipo de transporte nos últimos 10 anos, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Um dos motivos para a mudança de hábito são os programas de benefícios. Neles, é possível transferir pontos do cartão de crédito e trocar por passagens aéreas.

Por que transferir pontos do cartão de crédito

Para o educador financeiro Jó Adriano da Cruz, transferir pontos do cartão de crédito para programa de milhagens é uma forma inteligente de usar o chamado dinheiro de plástico.“Trata-se de um benefício que pode nos ajudar a realizar aquele sonho de fazer uma bela viagem com um custo reduzido”, avalia.

Validade das milhas e quantidade de pontos para resgate devem ser observados.

O que avaliar na escolha do programa

Mesmo sendo uma ótima maneira de economizar com a sua viagem, é muito importante avaliar qual programa de benefícios se encaixa melhor no seu perfil de consumo, pois cada empresa possui suas próprias regras.

As vantagens entre as companhias, segundo Cruz, devem ser avaliadas pelo próprio consumidor. Os principais pontos a serem levados em consideração, de acordo com o especialista são:  

  • Tempo de validade das milhas
  • Quantidades mínimas e máxima de pontos necessários para resgate
  • Variedade de destinos oferecidos pela companhia e suas parceiras
  • Benefícios exclusivos oferecido por cada uma delas, seja das bandeiras Visa ou Master

Pesquisa indica o melhor programa

Se você ainda não sabe qual é o melhor programa de milhagem para transferir pontos do cartão de crédito, vale a pena conferir a pesquisa que o aplicativo Melhores Destinos preparou.

Disponível para Android e iOS, o app apontou os quatro melhores serviços de troca de passagens aéreas, levando em conta o número de vezes em que o programa de fidelidade ofereceu resgate com a menor quantidade de pontos entre as cidades e os aeroportos pesquisados e também o valor médio de milhas necessárias para se resgatar uma passagem.

O levantamento colocou o TAM Multiplus/Fidelidade em primeiro lugar, oferecendo a opção de resgate com a menor quantidade de pontos em 147 trechos pesquisados, de 235 possíveis. O Smiles, da GOL, ficou em segundo, com 84 dos trechos pesquisados, o Avianca Amigo em terceiro, com 52 e o Azul TudoAzul na quarta colocação, com 17.

A pesquisa destaca que não se trata de afirmar que um programa é melhor que outro, mas sim mostrar um padrão de custo de milhas por trecho, o qual que se manteve igual nas três datas de consulta, em diferentes semanas.

É importante considerar também como funciona o acúmulo de pontos em cada programa, já que as regras são diferentes.