Ter um alto valor disponível no limite do cartão de crédito parece ser o sonho de muitas pessoas, mas elas parecem esquecer-se de que, quanto mais limite disponível, maiores as dívidas que deverão ser pagas depois.

Antes de sonhar com uma vasta liberdade para gastar sem se preocupar com a recusa do cartão, é preciso acertas as finanças que pagarão essa conta.

Quando aumentar o limite do cartão de crédito

A decisão de solicitar o aumento do limite de cartão de crédito pode parecer óbvia diante de uma oportunidade. Mas nem sempre ela é tão vantajosa assim.

Os riscos de ter mais liberdade financeira para realizar gastos devem ser bem calculados, principalmente se você já tem um histórico de impulso no seu comportamento de compra.

Antes de tudo, só se deve aumentar o limite do cartão de crédito quando tiver certeza da compreensão de alguns conceitos. É

importante que o usuário do famoso “dinheiro de plástico” esteja consciente de que o valor disponível para gastos não é uma espécie de renda extra que está livre para ser investida. Pelo contrário. Quanto mais uso do limite, mas dívidas para pagar.

Se você garante que tem autocontrole, o ideal é que só peça o aumento do limite do cartão de crédito se tiver dois cartões. Um deles deve ter um limite bem baixo e servir para compras do dia a dia.

Será esse que estará na sua carteira. Deixe o maior limite para o outro cartão, que deve ficar em casa e servir apenas para grandes despesas, como passagens aéreas ou eletrodomésticos.

Também é importante que você tenha total conhecimento da sua renda antes de solicitar um aumento no limite do cartão de crédito.

As instituições financeiras costumam indicar que o saldo máximo disponível para compras não deve exceder 70% do seu rendimento bruto, mas é preciso conhecer esse rendimento para analisar se deve ou não aumentar as possibilidades de gastos.

Transferir pontos do cartão de crédito vale a pena?

Novo limite pode ser benéfico

Para quem mantém um orçamento equilibrado e não tem um histórico impulsivo ao comprar, aumentar o limite do cartão de crédito pode ser uma chance de organizar as finanças.

É que quanto mais disponibilidade você tem, mais consegue concentrar suas despesas em um só método de pagamento e consegue controlar melhor o quanto está gastando.